Explicação sobre a resurgencia Templária do XX século


Em junho de 1952, uma autentica resurgencia da Ordem do Templo medieval apareceu na França à partir do zero e de uma maneira totalmente imprevisível, sob o impulsão de poderes espirituais vindo de um plano supra terrestre.

Após várias peripécias , ela constituiu progressivamente uma comunidade de homens e mulheres inicialmente informal, em seguida estruturada, que se manifestou sob vários formas legais cuja a principal, criada em 1967, tinha por nome a Ordem Soberana do Templo Solar ou O.S.T.S.

Até 1978, a direção desta foi assegurada principalmente por três dignitários: Robert Baptiste ou Peronnik, Marcel, e Jean (este, eleito vigésimo terceiro grande Mestre em julho 1966), assistidos por algumas responsáveis femininas , cuja a principal, Colette, era a esposa de Peronnik.

Apesar de várias vicissitudes, entre outras do grave abandono, anterior à fundação oficial, de um responsável elevado, apesar das fraquezas da natureza humana e os obstáculos que encontra inevitavelmente, em nosso tempo, a manifestação de um organismo tendo por meta objetivos elevados, a instalação da Ordem Soberana do Templo Solar e seu desenvolvimento continuou durante a década de setenta em um clima da devoção, de fraternidade e de amor.


Em particular , diversas publicações, editadas de 1967 a 1977, contribuíram de uma maneira original à revelação de um ideal Templário autentico através o mundo.

Em 1978, Peronnik faleceu de doença, seguido dois meses após por Marcel, e um ano mais tarde por sua esposa Colette.


A resurgencia se encontrava seriamente mutilada.

Conseguinte à desentendimentos aparecidos entre os dignitários sobreviventes, o 23e Grande Mestre se viu obrigado a se dissociar da Ordem Soberana do Templo Solar e de tentar continuar a missão em novas condições, protegendo seu espírito original.


Um determinado número dos membros da Ordem Soberana do Templo Solar se juntou a ele e assim constituíram uma associação chamada atualmente Colégio Templário.


Os membros do Colégio não têm mais nenhuma relação com o que era a Ordem Soberana do Templo Solar, de onde eles vinham.


Não obstante, em consideração da aparição nos anos 1980,de uma maneira completamente independente da Ordem Soberana do Templo Solar, de um organismo se intitulando Ordem do Templo Solar ou O.T.S., é importante especificar que nem o Colégio Templário como ele é , nem nenhum de seus membros, nunca tiveram a menor ligação ou contato com o O.T.S.


Éminente e deploravel, mas infelizmente inevitável, que personagens desprovidos de toda autenticidade Cavaleira tenham feito ou façam impropriamente o uso de textos, de rituais ou ou de tradições Templárias.

Pertence a Deus só, julgá-los.

Em compensação e providencialmente, há pelo mundo muitos cavalheiros verdadeiros que se esforçam para se transformar em seres de luz, para viver e propagar o ensino do Cristo: são autenticos Templários.

O pensamento templário contemporâneo constitui uma herança espiritual capital e seria uma lastima que, pelos atos de um pequeno número de pessoas, ela não possa ser revelada em tempos e horas queridos pela Providencia, para ajudar a humanidade em sua passagem...

A memória do maior guia espiritual e iniciador de cavalheiros que já tenha passado entre nós e que é sempre um dos nossos, nosso bem amado irmão Peronnik...

Paginal principal I Resurgencia I Contactar